noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Zona Sul!

Cidade

Paraíba tem 1 advogado para cada 208 habitantes; Brasil tem a maior proporção por habitante do mundo

Publicada em 11/08/2022 às 19:22h - 29 visualizações

por


Compartilhe
Compartilhar a notícia Paraíba tem 1 advogado para cada 208 habitantes; Brasil tem a maior proporção por habitante do mundo  Compartilhar a notícia Paraíba tem 1 advogado para cada 208 habitantes; Brasil tem a maior proporção por habitante do mundo  Compartilhar a notícia Paraíba tem 1 advogado para cada 208 habitantes; Brasil tem a maior proporção por habitante do mundo

Link da Notícia:
ONG SOS Rio Cuiá
Sistema 1001 Notícias

Paraíba tem 1 advogado para cada 208 habitantes; Brasil tem a maior proporção por habitante do mundo

Dia do Advogado é comemorado nesta quinta-feira, 11 de agosto, em homenagem os profissionais que representam os cidadãos na Justiça e que lutam para defendê-los. A data é celebrada neste dia porque homenageia a criação, através de D. Pedro I, dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.Um novo levantamento do Conselho Federal da OABaponta que a Paraíba possui um advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil para cada 208 habitantes. Com uma população de 4.059.905 habitantes, o estado possui 19.479 advogados inscritos na OAB. O levantamento mostra ainda que o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. Ao todo cerca de 1,3 milhão de advogados exercem regularmente a profissão entre 212,7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país.À frente do Brasil em números absolutos está a Índia, com pouco mais de 2 milhões de advogados, mas com uma população muito maior que a brasileira: 1,4 bilhão de indianos frente aos 212,7 milhões de brasileiros, o que resulta em aproximadamente 1 advogado para cada grupo de 700 habitantes. Os dados são da International Bar Association (IBA).Nos Estados Unidos, os números mostram os mesmos 1,3 milhão de advogados, porém para uma população de 329,5 milhões de pessoas. As informações são respectivamente da American Bar Association (ABA) e da ONU e mostram uma proporção de 1 advogado para cada 253 habitantes.

 

Para se ter uma ideia do alto número de advogados entre a população brasileira, é possível comparar os dados com outras nações, a começar pela vizinha Argentina. Com uma população de 46,1 milhões de pessoas, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), existem 126 mil advogados — número informado pela Federación Argentina de Colegios de Abogados (FACA). Logo, uma proporção bem menor que a brasileira: 1 advogado para 365 pessoas.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (83) 9 88 41 - 04 64

Visitas: 867240
Usuários Online: 198
Copyright (c) 2022 - Rádio Zona Sul